30.6.11

Desfrute dos benefícios dos Sucos e Frutas

Desfrute dos benefícios dos Sucos e Frutas
O consumo destes alimentos naturais e saudáveis em nossa rotina ainda é pouco para a necessidade e o grau de importância exigido. Precisamos de líquidos para hidratar e manter o equilíbrio entre os nutrientes que são perdidos com o suor, urina, fezes, além de outras funções importantes.

Frutas e sucos podem ser usados para esta função, pois a hidratação será mais completa com estes alimentos porque são ricos em minerais, fundamentais para a digestão, condução dos impulsos nervosos, para a tonicidade muscular, para uma correta irrigação sanguinea, para defesa do nosso corpo contra agentes agressores. Enfim, são tantos os motivos que justificam a oferta feita pela natureza, de tantas espécies de frutas.

As frutas são alimentos que podem servir para hidratar, pois sua composição é de 70 a 90% de água.
Os sucos de fruta por combinarem água e fruta são muito recomendados para hidratação, além de proporcionarem nutrição com o fornecimento de micronutrientes como magnésio, zinco, potássio, sódio, fósforo e muitas vitaminas.

Refrigerantes, refresco de pacote (sucos como Clight), fazem o mesmo efeito?

Não. Pois estes produtos estão repletos de corantes, açúcar, conservantes e estabilizantes, o que acaba causando um grande esforço do corpo para purificar e limpar todas estas substâncias. Voltamos ao ponto inicial, em que precisamos de água e minerais para reparar o dano causado por esta ingestão. Os rins e o fígado são os órgãos que desempenhem este papel de purificação do sangue.

Sendo assim, posso tomar sucos e comer frutas à vontade?

Os sucos muitas vezes são calóricos, dependem de como são feitos e de que tipo de fruta. Até mesmo as frutas exigem controle no seu consumo, pois são ricas em frutose que é um tipo de açúcar e que fornece 4 cal por grama. Prefiro indicar o consumo da fruta ao suco em função das fibras e da saciedade causada pela mastigação, mas isso não quer dizer que não possamos usar os sucos para acompanhar um lanche ou uma refeição. O consumo de sucos ricos em vitamina C facilita a absorção de Ferro e complementa bem uma refeição. Como tudo em nutrição é preciso BOM SENSO!
Mas comer frutas e tomar suco natural é trabalhoso e caro.

Como facilitar o seu cosumo?

O ideal é o consumo das frutas e sucos ao natural, mas em sua falta é possível optar pelo que há disponível. Hoje o mercado oferece muitas alternativas, como sucos concentrados, sucos em caixinhas longa vida, frutas em creme conservadas em potinhos, estas opções são preferíveis aos refrescos de pacote, aos sucos de gelatina e aos refrigerantes. Outra questão é que estes produtos são mais caros, mas os remédios estão bem mais caros com certeza. E quando o assunto é saúde, acho melhor não economizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário