15.6.11

PERIGOS DO CALOR SOLAR

Uma preocupação justificada, já que é justamente a estação do corpo. Quando finalmente nós nos entregamos aos raios solares, a pratica de esportes, aos cuidados conosco. Muitos brasileiros ficam ansiosos pela chegada das férias. É uma ótima oportunidade para curtir a praia, a piscina e, quem sabe, até viajar para conhecer as cidades. Em férias escolares, algumas crianças e adolescentes aproveitam os meses quentes em casas de praia. Mas para desfrutar de tudo que o o mês tem de bom, é preciso tomar alguns cuidados especiais com a saúde.

Várias doenças se tornam bem mais habituais nos períodos mais quentes e úmidos do ano. Um grande exemplo são as micoses, que aparecem com freqüência na estação do calor, em decorrência dos climas quentes e úmidos, suor intenso, uso de óleos de bronzeadores, roupas úmidas e outros fatores que facilitam a proliferação de fungos e a disseminação de doenças.
Todos nós queremos pegar aquela cor bronzeada para arrasar nas praias, nos clubes, nas baladas e etc. Mas, para isso devemos tomar muitos cuidados, principalmente com receitas caseiras mirabolantes que as pessoas dizem, pois elas podem nos causar danos irreversíveis na pele como câncer, manchas, envelhecimento precoce e lesões. O verão está batendo na porta e a maioria das mulheres fazem tudo ou quase tudo para conquistar o tão sonhado bronzeado, pois todas querem aproveitar o sol ao máximo, porém isso deve ser feito com segurança, pois o mais indicado é evitar a exposição ao sol das 10h da manhã às 16 h da tarde e jamais se esquecer de usar um filtro solar fator 30 no mínimo. Veja aqui algumas dicas que farão com que você pegue aquele bronzeado e tenha uma pele saudável: o uso de bronzeadores caseiros como coca-cola, folha de figo e óleo de cozinha podem causar danos irreversíveis como, por exemplo, o câncer de pele, pois os bronzeados adquiridos com esses produtos duram pouco e ainda podem causar manchas e lesões superficiais que se tornam um pesadelo e com isso a pele começa a descamar, deixando a pele ressecada, sem brilho e com o aspecto de casca de laranja. O correto é ir tomando sol gradativamente nos períodos certos e evitando o sol das 10 as 16 h e sempre usando um filtro solar para proteger a pele. O mais indicado são os filtros solares de fator 30, o qual permite o bronzeamento sem causar danos na pele. É indicada a renovação do filtro solar na pele de duas em duas horas, principalmente se a pessoa tiver contato com a água e dar muito mais atenção a áreas consideradas sensíveis como o rosto, pois o sol em excesso propicia um envelhecimento precoce e ainda ajuda no aparecimento de manchas e rugas. Para ajudar a pegar uma corzinha mais bonita no verão é indicada a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno, os quais possuem cor laranja e amarela como, por exemplo: cenoura, laranja, mamão e etc.
Dicas para se proteger nas férias

• Evite usar produtos que aumente a oleosidade da pele;
• Evite andar descalço
• Não use objetos pessoais de estranhos;
• Seque-se sempre muito bem depois do banho, principalmente as dobras de pele, como axilas, virilha e dedos dos pés;
• Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo;
• Utilize meias e roupas íntimas de algodão, as de fibras sintéticas retêm o suor;
• Quando for a manicure ou pedicure, leve seu próprio alicate, lixa e tesoura. Caso não os tenha, verifique se estão todos esterilizados;
• Evite usar o mesmo sapato dois dias seguidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário