20.6.11

MEXA-SE – VIVA BEM.


Nunca se falou tanto em qualidade de vida e saúde como nos últimos tempos. O que antes era apenas motivo de preocupação ou modismo, hoje tornou-se necessidade. O homem atual é submetido a uma quantidade avassaladora de pressões e responsabilidades. Isso é apenas uma das conseqüências desse tempo de novas tecnologias e economia globalizada. 
A ausência de atividade física trouxe aumento do estresse e do sedentarismo, principais inimigos da vida saudável.  Diante desse quadro crônico moderno, só resta uma alternativa para buscar o reequilíbrio da situação: trazer o homem de volta a sua origem, resgatando o movimento.
“A máquina humana é a única que se aprimora com o uso e se atrofia com o desuso”.
Neste contexto, a atividade física evidencia-se como o principal mecanismo para melhorar a saúde e qualidade de vida do indivíduo e, quando realizada de forma moderada e regular, torna-se um santo remédio.
Mas, o que é atividade física e quais os tipos de atividade física que podem ser praticados para melhorar a qualidade de vida?
A atividade física é basicamente o ato de movimentar o corpo propiciando a ele saúde física e mental. "O corpo humano é o maior acervo histórico de conhecimentos que o homem já possui, porém é um acervo que ele pouco conhece.“ (França,1995:26).
A atividade física pode ser realizada através de atividades aeróbias: caminhada, corrida, natação, jogos, ciclismo e outros (estas atuam principalmente no sistema cardiorrespiratório) e/ou, atividades anaeróbias: musculação, ginástica localizada,... (estas atuam principalmente na estrutura músculo-esquelética, motivo pelo qual, torna-se importante agregar aos seus programas de treinamento as atividades aeróbias).
Uma boa atividade física deve contemplar dentre vários aspectos: o prazer e a satisfação do praticante em sua realização, programa de treinamento personalizado com orientação de profissional de Educação Física capacitado, locais e equipamentos adequados e em perfeitas condições  de uso para a realização da atividade física escolhida.
Desde que, atendidos os cuidados básicos acima apresentados, a atividade física propiciará os seguintes benefícios aos seus praticantes: aumento da auto-estima, diminuição da depressão, manutenção da autonomia, melhora da auto- imagem, aumento do bem estar físico e mental, redução do isolamento social, diminuição da pressão arterial, controle do peso corporal, melhora da mobilidade articular, da resistência a insulina, do perfil de lipídios, da força muscular e da resistência física, aumento da densidade óssea, dentre inúmeros outros benefícios físicos, psíquicos e sociais.
Exercitar-se com disciplina é a chave para garantir a saúde e o bem-estar. Portanto...
... MEXA-SE – VIVA BEM.

Adriano Marcelo Thomaz
Professor Esp. em Ciência do Movimento Humano – IBEPEX/PR.
Diretor Técnico do Grupo META.
CREF 2249G/CE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário